Quer sair do vermelho? Veja 5 dicas fundamentais
Sem seguir um planejamento adequado, muitos brasileiros acabam se perdendo em dÃvidas. E sair do vermelho exige muita disciplina e comprometimento, embora não haja uma solução perfeita que funcione para todo mundo.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aproximadamente 60% das famÃlias brasileiras estão endividadas em 2017. Em alguns casos, a dÃvida pode chegar a ser cinco vezes mais alta do que a renda.
Mesmo sendo algo tão comum entre os brasileiros, poucos são os que tem o mÃnimo conhecimento para conseguir sair do vermelho. Confira abaixo 5 dicas essenciais para se livrar de vez das dÃvidas e começar a usar melhor o seu dinheiro.
5 dicas fundamentais para você sair do vermelho
1. Mapeie a situação
O primeiro e mais importante passo para sair das dÃvidas é mapear a situação. Com um diagnóstico bem preciso das dÃvidas, fica mais fácil saber como sair delas. Para mapear a situação, responda as seguintes perguntas:
– Quais os valores das dÃvidas?
– Há quanto tempo elas existem?
– Quais os juros a pagar?
– Para quem você está devendo?
Com essas respostas, fica bem mais fácil fazer uma lista de prioridades e começar a pagar o que você está devendo.
2. Anote gastos e identifique o que é supérfluo
Você deve anotar cada gasto, dos menores aos maiores. Você deve saber todos os lugares para onde o seu dinheiro vai, desde o pagamento de contas até gastos com cafés na rua. Juntos, os pequenos gastos podem representar um grande gasto.
Com todos os gastos anotados, fica mais fácil entender quais são os realmente necessários e quais são os supérfluos. Caso seja preciso cortar gastos, para que as dÃvidas sejam pagas, os itens supérfluos devem ser os primeiros a serem eliminados.
3. Abra mão de investimentos
Os investimentos, nesse caso, não são prioridades. A prioridade é pagar as dÃvidas, por isso qualquer quantia economizada e rendimentos extras devem ser usados para isso, e não para investir.
Além disso, também vale tirar o dinheiro do investimento para pagar suas dÃvidas. Sempre acaba valendo mais a pena tirar o dinheiro, quitar a dÃvida, deixar de pagar juros e então começar a investir novamente.
4. Organize o orçamento
É impossÃvel acabar com uma dÃvida gastando o mesmo que você sempre gastou até chegar a elas. Por isso, ao mesmo tempo em que calcula, organiza e paga a dÃvida atual, é extremamente importante organizar o orçamento mensal para que novas dÃvidas não apareçam.
Crie uma meta de orçamento com o que você deve e pode gastar, cortando todo o supérfluo, e deixando uma parte sem uso para pagar a dÃvida.
5. Renegocie
Geralmente é possÃvel renegociar a dÃvida e deixar de pagar altas taxas de juros para pagar taxas mais baixas em um prazo maior, com parcelas menores.
Conversando com o gerente do banco ou com seu credor, é possÃvel conseguir condições muito melhores de pagamento. Mas lembre-se, é importante negociar parcelas que você possa pagar. Não faça um acordo que não possa manter, senão, isso só irá lhe gerar mais dores de cabeça.
*****
Nenhum comentário: