Por que você precisa fazer um controle de gastos pessoais
O controle de gastos pessoais deveria ser feito por todos não apenas uma vez, mas ao longo de todo o ano. Você ficaria surpreso com a quantidade de despesas supérfluas e coisas que poderiam ser cortadas sem qualquer tipo de prejuízo (veja como cortar gastos supérfluos que podem atrapalhar o seu planejamento).

Com a quantia que sobrar, você pode aplicar em uma caderneta de poupança ou investimentos de baixo risco, como é o caso dos produtos de renda fixa.
Quer ajuda no seu planejamento? Então veja o nosso passo a passo de como ter um controle de gastos pessoais!
Por que você precisa fazer seu controle de gastos pessoais
Crie uma rotina de planejamento e controle
Planilhas e aplicativos podem te ajudar no seu controle financeiro. Você pode encontrá-los facilmente com uma busca na internet.
Escolha o que te parecer mais adequado à sua realidade e registre todos os seus ganhos e gastos do mês. Crie uma rotina para fazer esse registro com frequência, pois isso evitará que o seu controle financeiro fique desatualizado.
Organize os seus rendimentos e pagamentos
Com o aplicativo escolhido, você pode registrar e acompanhar todas as suas fontes de rendas. Também é importante sempre consultar seu holerite ou contracheque (caso você receba pelo regime de CLT), pois existem muitos descontos que podem variar mensalmente, como os seguros saúde com coparticipação.
Com todos os rendimentos sob seu controle, é mais fácil também controlar os gastos mensais fixos e variáveis. Para isso, guarde os recibos e comprovantes de pagamento para não se esquecer de nada e consulte periodicamente todos os débitos lançados em sua conta corrente.
Contar com um aplicativo pode ajudar bastante nisso, principalmente se ele permitir acessar o seu controle de gastos de qualquer dispositivo com internet, sejam computadores ou celulares. Com a devida disciplina, não haverá espaços para esquecimentos.
Tenha disciplina para traçar suas metas e objetivos
Como já mencionamos, é importante ter uma rotina para fazer os lançamentos das receitas e despesas no controle dos seus gastos, pois isso evita que você se esqueça de algum deles.
Por isso, tenha um prazo definido — e o cumpra! Pode ser semanal, quinzenal ou mensal, mas nunca deixe passar muito tempo.
Categorize os seus gastos
Uma forma simples de identificar como o seu dinheiro tem sido gasto é categorizando as despesas. Isso permite identificar quanto por mês você gasta com alimentação, lazer, moradia, estudos, transporte, viagens e demais categorias e, assim, a encontrar pontos em que pode economizar. Por isso, ao escolher seu aplicativo, certifique-se de que ele te oferece essa opção. O Mobills oferece.
Normalmente, a categoria de lazer é a que tem mais despesas e, ao mesmo tempo, é sempre a primeira que podemos reduzir. No item de moradia, as contas de consumo podem ser cortadas com o uso consciente da eletricidade, água e telefone, por exemplo.
Reveja seus hábitos
Depois de categorizar e revisar seus gastos, reveja seus hábitos com esse fluxo de controle de gastos pessoal. Você verá que o seu controle financeiro lhe ajudará a entender melhor como você usa o seu dinheiro durante o mês.
Com isso, será mais fácil identificar alguns hábitos que podem prejudicar a sua saúde financeira, como os gastos supérfluos nos momentos de lazer.
Assim, nas próximas compras, você entenderá melhor o quanto do valor da compra reflete no seu orçamento mensal para decidir se, de fato, comprará ou não.
Nenhum comentário: