O Que Você Precisa Saber Antes de Procurar Uma Renda Extra
Muitas vezes, quando chega perto do fim do mês, você percebe que o seu salário já foi quase todo embora, e, além de você não ter conseguido aproveitar muito esse dinheiro, ainda faltam algumas contas a serem pagas?
Quando isso acontece, é comum achar que o salário está muito baixo e parar para refletir se não é hora de procurar uma renda extra para aumentar os ganhos no mês.
A renda extra é aquela que tem origem em outra atividade que não seja nossa profissão.
Assim, essa renda pode ser gerada através de vendas de produtos, serviços de consultoria, serviços de reparo e manutenção, aulas… enfim, existem inúmeras maneiras de se gerar uma renda extra.
Como já falei na área Gerar Renda, dinheiro demais nunca é problema, e todo ganho a mais é sempre bem vindo!
Além disso, para quem deseja alcançar a liberdade financeira, a renda extra é uma grande aliada, pois certamente irá turbinar nossos ganhos, aumentando nossa capacidade de investir, e fazendo com que alcancemos nosso objetivo de uma maneira mais rápida.
Essa renda também é importante no sentido de servir como um plano B caso ocorra alguma situação indesejada ou em casos de mudança de profissão.
Por exemplo: se alguém for demitido ou se demitir para procurar um novo emprego em outra área ou abrir um negócio próprio, certamente estará muito mais tranquilo nesse novo momento de sua vida se puder contar com um dinheiro extra que lhe ajude a pagar as principais contas.
Esse complemento na renda, portanto, é muito vantajoso e deve sempre ser levado em consideração.
Porém, como sempre devemos levar em conta nossa qualidade de vida, é importante avaliarmos as implicações que a decisão de trabalhar para gerar uma renda extra pode acarretar.
O outro lado da moeda
Obviamente, para gerar essa renda, devemos estar dispostos a trabalhar mais do que já trabalhamos normalmente. Isso, apesar de significar mais dinheiro, significa também mais cansaço, mais stress, e menos tempo livre com a família e amigos.
Assim, devemos parar para pensar até que ponto vale a pena trocarmos nossos momentos de descanso e lazer por mais trabalho e mais dinheiro.
Você estaria disposto a trabalhar mais ao invés de passar mais tempo brincando com seus filhos, ou de poder sair para jantar à noite ou ir para o cinema com seu cônjuge ou amigos?
Nem sempre é uma decisão muito fácil…
Outro ponto que devemos levar em consideração é se a culpa de não estar sobrando dinheiro no fim do mês é realmente do nosso salário.
Muitas vezes, o fato de não estarmos conseguindo aproveitar o dinheiro do jeito que desejamos ou de não conseguirmos pagar todas as nossas contas pode não ter nada a ver com nosso salário, mas sim com nossos hábitos de consumo.
Assim, também vale a pena parar um pouco para pensar se podemos cortar alguns gastos que não interferem muito em nossa qualidade de vida.
Cortando esses gastos, provavelmente irá sobrar um dinheiro a mais no fim do mês, o que irá permitir que todas as contas sejam realmente pagas, e que possamos usar o dinheiro de uma forma mais adequada.
Porém, por que não dar um jeito de fazer tudo isso ao mesmo tempo?
Como falei antes, a renda extra é uma ótima aliada em nosso processo de alcançar a liberdade financeira.
Se você percebeu que a culpa de não sobrar dinheiro é realmente dos seus hábitos de consumo, e agora está cortando os gastos para poder economizar mais, por que não contar também com uma renda extra e fazer com que sobre ainda mais dinheiro para pagar as contas e depois investir essa diferença (que será bem maior nesse caso)?
Assim, além de conseguir adequar os gastos que realmente lhe darão um maior conforto e qualidade de vida, você terá ainda mais dinheiro sobrando para investir, o que fará com que a liberdade financeira chegue mais rápido.
Quanto ao problema de termos menos tempo com nossos amigos e familiares, uma boa saída é trabalharmos para a renda extra somente alguns dias na semana.
Por exemplo, se você resolver ir dar aula em faculdade como forma de complementar a renda, ao invés de dar aula todos os dias a noite, talvez seja melhor optar por aulas apenas dois dias na semana.
Ou se sua renda extra for feita aos finais de semana, você pode tentar trabalhar apenas um dos dois dias, ou então trabalhar em finais de semana alternados.
Assim, além de garantir a grana extra, ainda irá garantir um tempo livre que poderá ser usado para descanso ou lazer.
Vale lembrar que você deve garantir que boa parte da renda extra deve ser usada para alavancar seus investimentos, sempre focando na liberdade financeira!
E você? Também acha que é vantajoso procurar uma renda extra?
Nenhum comentário: