Ads Top

5 alternativas ao parcelamento do cartão de crédito


As recentes modificações promovidas pelo governo federal têm levado muitas pessoas a buscar alternativas ao parcelamento do cartão de crédito.
Com as novas regras, após um mês de utilização do crédito rotativo, o cliente deve receber uma proposta da operadora do cartão ou do banco para parcelar o saldo devedor.
A medida inibiu o risco do efeito “bola de neve”, em que os juros se acumulam a cada mês e a dívida cresce rapidamente.
Nem tudo são flores, porém, para quem é alvo da nova regra. Embora os juros do parcelamento do cartão de crédito sejam mais baixos do que os juros habituais do rotativo, as taxas continuam muito elevadas, especialmente se comparadas a outras modalidades de crédito.
Por isso, apresentaremos, neste artigo, algumas alternativas mais baratas que você pode adotar em relação ao parcelamento do cartão de crédito. Confira:

1. Fazer um empréstimo pessoal

Recorrer ao empréstimo pessoal para fugir do parcelamento do cartão de crédito é uma alternativa que pode garantir uma boa economia na taxa de juros.
Até mesmo o próprio banco que está propondo o parcelamento deve possuir uma linha de crédito pessoal mais vantajosa, mas vale a pena pesquisar em busca das melhores taxas.
Se você tiver acesso ao empréstimo consignado, modalidade em que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento, os juros são ainda menores. A opção, porém, não está acessível a todos.
Esse crédito é restrito aos aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e funcionários de empresas privadas com convênios firmados junto aos bancos para oferecer o produto.

2. Obter crédito com penhor

O penhor é uma das modalidades de crédito mais antigas que existem. A opção, que atualmente não é tão divulgada, oferece uma das menores taxas do mercado e pode ser uma ótima alternativa para evitar o parcelamento do cartão de crédito.
No penhor, não é exigida análise cadastral, o que é uma boa notícia para quem está com o nome sujo. O crédito é liberado logo após a avaliação do bem empenhado, que pode ser desde uma joia até canetas e relógios, desde que sejam feitos de ouro ou outro metal precioso.
Ao optar pelo penhor para cobrir a dívida do cartão de crédito, tenha certeza de que será capaz de pagar o empréstimo, para não correr o risco de perder um objeto de valor sentimental e financeiro.

3. Juntar dinheiro e pagar a fatura à vista

O cliente pode aproveitar a possibilidade de usar o crédito rotativo durante um mês até a proposta do parcelamento para fazer um arrocho nas contas. Com medidas de economia, aumentam as chances de juntar dinheiro suficiente para quitar a dívida já no mês seguinte.
Apesar do aperto temporário, você terá uma folga considerável nos meses seguintes, sem a necessidade de arcar com uma nova dívida.
Se for o caso, procure formas de renda extra, exercendo outras atividades durante seu tempo livre.

4. Antecipar créditos

Outra opção ao parcelamento do cartão de crédito pode ser a antecipação de créditos, como a restituição do Imposto de Renda e o 13º salário.
Alguns bancos estão disponibilizando também a antecipação dos recursos das contas inativas do FGTS, para aqueles que terão direito ao saque.
O valor contratado na antecipação, geralmente, é cobrado em uma única parcela, no momento em que os valores são depositados em conta-corrente.
A grande vantagem é que você consegue se livrar do parcelamento sem comprometer a renda mensal.

5. Pagar a fatura com dinheiro emprestado de amigos e familiares

Contar com o auxílio dos amigos e parentes para cobrir o saldo devedor do cartão de crédito pode ser uma ótima estratégia para fugir dos juros e do IOF, além de possibilitar condições mais flexíveis para o pagamento. Todavia, é preciso ter cuidado, pois a inadimplência com familiares pode causar grandes constrangimentos.
Como vimos, é possível recorrer a várias opções para fugir do parcelamento do cartão de crédito e seus altos juros. Coloque sua fatura em dia e reforce seu planejamento financeiro para não voltar ao crédito rotativo.
Esse conteúdo foi útil para você? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.