Novas tecnologias inovam em serviços financeiros, garantindo rapidez e outros benefícios
Menos complicação e menos taxas. Conheça as fintechs e o que elas podem te oferecer para deixar sua vida mais prática e, até, mais barata
Todo mundo precisa de um banco para fazer transações ou já sentiu falta de ideias e serviços que facilitem a vida e agilizem processos como, por exemplo, a compra de algo na internet. Por isso, há mais ou menos 6 anos, empresas que unem tecnologia e serviços financeiros começaram a pipocar e as chamadas fintechs – a união das palavras financial (finanças) e technology (tecnologia) – vem ganhando adeptos. E isso é uma boa notícia, afinal, o setor bancário é um dos que mais lucram no Brasil e no mundo. No ano passado, os cinco maiores bancos brasileiros tiveram juntos um lucro líquido de 69,9 bilhões de reais, de acordo com levantamento do Dieese. No entanto, o banco norte americano Goldman Sachs estima que 20% deste mercado pode ser abocanhado pelas fintechs. Em outras palavras: com o aumento da concorrência, melhor o serviço para o cliente. “O avanço das novas tecnologias é inevitável e as “fintechs” são o retrato disso no mundo financeiro”, analisa José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz.
“A ideia das fintechs é ótima, porém muito nova. Os conselhos para quem quer experimentar são simples: tenha facilidade com a tecnologia e fique de olho no serviço que está contratando”, alerta Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil. Por isso, para te ajudar a entender melhor, o Portal Meu Bolso Feliz vai explicar o que são as fintechs e o que você deve fazer se pretende utilizar estes serviços.
O que são as fintechs?
Empresas que oferecem serviços financeiros por meio de plataformas digitais, em geral não ligadas a instituições bancárias tradicionais. “Os serviços das fintechs atingem uma juventude cada vez mais antenada que procura por serviços financeiros – como cartões, seguros e empréstimos – mais simples e direto.”
Quais serviços as fintechs oferecem?
“Existe uma variedade enorme de fintechs que oferecem, desde serviços parecidos com o que temos nos bancos até a opção de fazer empréstimos, comprar dólares e investimentos sem intermediação bancária”, explica Marcela. Alguns deles:
Pagamentos e compras – existem Fintechs que te oferecem um cartão de crédito e uma administração bancária totalmente online (via app). É o caso do Nubank que tem cartão de crédito sem tarifas e que cobra taxas de juros abaixo do mercado porque investe em eficiência e mantém uma estrutura enxuta e, portanto, mais barata. Outro exemplo é o Conta Super que te oferece a opção de débito e crédito para gastar.
Para pagar e receber na internet – outro tipo de Fintech oferece uma maneira de você fazer compras e vender coisas de maneira rápida e segura, como se fosse sua carteira online. Para isso, você cadastra seu cartão no app e paga suas compras com um clique e de maneira segura. É o caso do PagSeguro e do Paypal. Para usufruir do serviço você não precisa pagar nenhum tipo de taxa.
Investimentos e contabilidade – sim, você pode investir sem depender do seu banco. Fintechs como a novata Broota reúne investidores e empreendedores e cria um ambiente de investimentos através da internet. Outra opção é o Contabilizei que permite que você organize todos os processos contábeis da sua empresa de maneira simples e organizada.
Empréstimo – Também existem fintechs que te facilitam a vida se você precisa de um dinheiro extra. A chamada Biva é uma das primeiras a oferecer uma alternativa aos empréstimos bancários através de uma plataforma online que reduz burocracias típicas de um empréstimo. A Geru é um site online que promete emprestar dinheiro com juros menores utilizando ferramentas web como meio de captação de clientes potenciais. Para experimentar é preciso acessar o site, selecionar o valor que deseja, escolher os valores para a simulação e a finalidade do empréstimo. Depois, basta preencher com todos os seus dados pessoais que o sistema do site “Geru empréstimo” retorna com uma proposta de crédito. Outra opção é o BankFacil que ajuda na contratação de empréstimos e produtos financeiros. É só entrar no site, preencher os dados e enviar a proposta para os bancos parceiros. Depois, o contato já será feito pelas instituições.
Dica importante: sempre cheque o contrato e as condições antes de aderir a um serviço desse tipo..
Por que fazem sucesso e quais os benefícios das fintechs
As fintechs surgiram para cobrir deficiências dos serviços tradicionais. Menos burocracia, menos taxas em alguns casos , mais praticidade são alguns dos benefícios que as fintechs oferecem.
CASO DE SUCESSO
O Nubank é o maior case de sucesso aqui no Brasil. A empresa começou a operar em 2014 com a proposta de disponibilizar um cartão de crédito internacional sem anuidade, sem tarifas e com menos burocracia.. A única coisa que o cliente precisa é ter um bom telefone, acesso à internet e instalar um aplicativo do Nubank para ter absoluto controle sobre o seu cartão.
Ou seja, rapidamente, você se livra das taxas, tem mais controle de tudo que gastou (o app te avisa tudo o que você gastou, o valor da fatura e a data de vencimento) e ainda sabe qual o limite do seu cartão. Usando o aplicativo, o usuário também consegue solicitar aumento de limite, bloquear o cartão temporariamente e contatar o suporte da Nubank via chat.
Como essa fintech, os casos de sucesso não param de aparecer. Algumas vezes substituindo um serviço financeiro como é o caso do Nubank e, em outras, facilitando nosso dia a dia com alternativas que deixam nossas obrigações mais rápidas de serem concluídas, como é o caso do Paypal. “Todo app que eu posso baixar no meu celular e que deixa meu dia a dia mais fácil e prático eu baixo. Sempre fico ligada nas novidades, pesquiso na internet, checo a procedência e testo”. conclui a empresária Ligia Menezes.
Quando devemos tomar cuidado e como escolher sua Fintech
“A regulamentação das Fintechs, por exemplo, muitas vezes é diferente da regulamentação dos bancos, que é feita pelo Banco Central. Por isso é preciso ficar atento”, alerta Marcela. Então, quando surgir um serviço tecnológico que promete facilitar – e muito – a sua vida, fique de olho em alguns detalhes antes de começar a usar sua Fintech preferida:
Nenhum comentário: